9.21.2006

Quem Sou?

Chamo-me HOMERO FONSECA, tenho 44 anos de idade, sou casado, jornalista de profissão.
Na música sou “filho de peixe” pois o meu pai era músico e, durante muitos anos, foi organista da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Ribeira Grande, Santo Antão.
Por isso, muito cedo chegou-me a música aos ouvidos e à minha forma de sentir o mundo, tendo começado a sonhar com uma carreira musical ainda adolescente.
Os rasgados elogios à minha voz convenceram-me a participar no concurso de vozes “TODO O MUNDO CANTA”, em 1984. Tendo ficado classificado em primeiro lugar no concurso regional (na Vila da Ribeira Grande) ganhei o “passaporte” para a fase nacional que teve lugar na cidade da Praia. Na capital voltei a classificar-me em primeiro lugar nas meias finais, garantindo assim um lugar entre os seis primeiros classificados a nível nacional.
Ainda em 1984 integrei o conjunto Musical “ARCO-IRIS”, de Santo Antão, na qualidade de “lead vocal”, e nesse grupo actuei em todos os palcos da ilha das montanhas, participei numa digressão do grupo à Holanda e ao Luxemburgo, além de uma presença no Festival da Baía das Gatas.
Dois anos depois, em 1986, voltei a participar no “TODO O MUNDO CANTA” e repeti o sucesso da primeira participação, classificando-me entre o seis melhores candidatos que participaram no certame, em todo o país.
Foi nessa altura que nasceu o sonho de gravar um disco com as músicas que falam das diversas localidades da ilha de Santo Antão, cuja concretização (devido a várias dificuldades, sobretudo financeiras) só foi possível cerca de 15 anos depois.
Graças a Deus, esse trabalho (o CD “MORNAS DE SANTO ANTÃO”) resultou num estrondoso sucesso e esgotou-se rapidamente no mercado nacional, pelo que uma segunda edição já está à disposição do público, tanto em Cabo Verde, como em Portugal (lojas FNAC) e nos Estados Unidos da América.
Ultimamente tenho participado em concertos em vários palcos de Cabo Verde (Palácio da Cultura – Praia, MindelHotel e Hotel Porto Grande – S. Vicente, Comemorações das festas municipais na Ribeira Grande e no Paul, outros hotéis e Pub’s), para só citar alguns.
Actuei também nas festas municipais em Ponte de Sor e em Torres Novas, Portugal, sem esquecer a participação nas anteriores edições do Festival “Sete Sóis Sete Luas”.
Para breve está prevista edição de um DVD com os clip’s de todas as músicas que integram o CD “MORNAS DE SANTO ANTÃO”. Este novo projecto terá como título “SANTO ANTÃO – Paisagem & Melodia” e os clip’s nele constantes contêm imagens que “cantam” a extraordinária beleza das paisagens da ilha de Santo Antão.